Boas práticas de gestão de licenciamento de software

licenciamento de software
A gestão de licenciamento de software é um desafio dentro das empresas, e não se sabe ao certo qual a área responsável por tal função:

  • Se é TI, que é responsável pelos recursos técnicos da empresa, porém muitas vezes não se responsabiliza pela parte burocrática;
  • Se é a área de compras, que realiza a negociação e aquisição junto aos fornecedores, porém muitas vezes não gerencia o contrato com os mesmos;
  • Se é a área administrativa, que gerencia os pagamentos, porém não sabe ao certo o que existe negociado com cada fornecedor e quais os detalhes de cada contrato.

Enfim, o que sabemos é que cada área tem seus próprios assuntos para gerenciar e a gestão dos contratos de licenciamento de software são um caso a parte, pois cada fornecedor apresenta uma prática diferente. E, a intensão de uma empresa ao adquirir um software é otimizar os seus processos, não criar ainda mais dores de cabeça.

O principal problema está no fato de a maior parte dos desenvolvedores de software serem empresas estrangeiras, que fornecem seus produtos em outras moedas e não atendem às regulamentações da legislação brasileira. Um simples esquecimento pode desenquadrar o software da empresa e fazer com que este fique ilegal, tornando a empresa passível de multa.

Como fazer a gestão do licenciamento de software dos diferentes fornecedores?

Acompanhe abaixo algumas boas práticas que preparamos pra você:

Softwares com desenvolvimento nacional: a maioria dos ERPs usados no Brasil são desenvolvidos aqui mesmo. Neste caso, a complicação é menor, pois esses fornecedores já estão adequados às normas que precisam ser cumpridas e a proximidade entre fornecedor/cliente é maior. Os contratos são em português e, normalmente, tudo relacionado ao licenciamento do software é esclarecido nas reuniões pré-aquisição.

Softwares com distribuição nacional: existem vários softwares desenvolvidos fora do Brasil e que, pelo fato de possuírem grande volume de vendas, possuem estrutura ou distribuidores no país. Fabricantes como Microsoft, Adobe, entre outros usados em praticamente todas as empresas, entendem como funciona o mercado brasileiro e possuem toda a estrutura necessária para atender aos requisitos das empresas.

Softwares importados: aqui está o desafio: Existem muitos fabricantes que o Brasil possui pouca representatividade em seu faturamento, portanto possuem apenas alguns revendedores, quando possuem. Contudo, as empresas brasileiras utilizam muitos desses softwares em suas áreas de negócios, como aplicativos gráficos para produtividade no escritório, ferramentas de desenvolvimento, entre outras. Nestes casos, é difícil para a empresa contratar sozinha, pois a relação com o fabricante é difícil de ser estabelecida, cada fabricante possui um modelo de contratação diferente, é preciso fazer câmbio da moeda, recolher os tributos exigidos pela legislação brasileira, entre outras questões que arrepiam os cabelos dos compradores.

O que sugerimos, então, é que a empresa procure ter um relacionamento próximo com o fabricante de seus principais softwares, como é o caso dos sistemas de gestão e dos sistemas operacionais, e que conte com o apoio de um parceiro para fazer a aquisição e a gestão das licenças já adquiridas no caso dos softwares estrangeiros.

Nós da Saldit damos assessoria completa para nossos clientes na aquisição de softwares importados. Grandes empresas contam conosco para fazer aquisição, desde softwares mais populares, até os mais raros de serem encontrados. Nós cuidamos do câmbio e da parte tributária, para que nossos clientes tenham a aquisição facilitada, e depois gerenciamos as renovações e o suporte junto ao fabricante, para que o cliente fique focado naquilo que almejava quando fez a aquisição, que é usufruir da ferramenta.

20 janeiro de 2016 - Categoria Licenciamento de software.

Precisando de uma empresa que auxilie na aquisição de softwares importados?

A Saldit está preparada para dar todo o respaldo à sua empresa durante o processo de procura pelo software ideal e posteriormente para possíveis renovações.

Saiba Mais