Justinmind Prototyper!

ft6

Justinmind Prototyper foi pensado para facilitar a criação de sites e aplicativos para a web e plataformas móveis. O papel dele dentro do processo de desenvolvimento é oferecer ferramentas para que as pessoas envolvidas consigam elaborar protótipos e wireframes sem grandes complicações.

Essa tentativa de simplificar essa etapa de desenvolvimento é o que faz deste programa indicado para start-ups e freelancers que estão trabalhando em projetos pequenos ou médios.

Uma das vantagens prometidas pelo Justinmind Prototyper  é a possibilidade de você elaborar múltiplas telas para o seu produto utilizando screenshots e ícones de alguns sistemas conhecidos — em especial o Android e o iOS. Mas é válido mencionar que o programa permite também o ajuste de diversas propriedades de cada elemento individualmente, como tamanho e posição.

Além disso, ele conta com resoluções pré-definidas (320×240 pixels a 1920×1200 pixels) compatíveis com os mais variados tipos de aparelhos, incluindo iPhone 4S/5S, iPad, smartphones e tablets com o SO da Google e alguns aparelhos personalizados.

O alicerce

O Justinmind Prototyper  pode ser usado para prototipar qualquer tipo de aplicativo, não importando se ele será mobile ou voltado para a internet. Uma coisa importante nesse sentido é que este programa adapta as ferramentas oferecidas de acordo com o tipo de conteúdo que está sendo projetado.

Outro fator relevante adotado pelo aplicativo é o design responsivo, uma forma de criação de páginas web que adaptam automaticamente o seu conteúdo conforme o tamanho da tela do dispositivo com o qual ele está sendo acessado — uma tecnologia que está em alta e é a grande tendência para os próximos anos.

ft2

Com o objetivo de facilitar a sua rotina, o Justinmind Prototyper  conta com uma biblioteca de widgets e ícones recheada de imagens retiradas das principais plataformas da atualidade. Contudo, nada impede que você crie e use os seus próprios acervos de figuras.

O programa ainda permite que você exporte todas as informações do seu protótipo de aplicação para documentos de texto que podem ser abertos tanto com o Microsoft Office quanto com o Open Office. Essa é uma rápida e conveniente maneira de gerar documentações de especificações de um projeto.

Trazendo à vida

Para que os seus projetos ganhem mais dinamismo e possam ter o resultado final previsto com maior facilidade, o Justinmind Prototyper disponibiliza algumas funcionalidades que permitem a adição de elementos e efeitos interativos. Com isso, o wireframe da sua página ou aplicativo ganha “vida” e pode ser melhor interpretado por seus colaboradores, clientes ou fornecedores.

Entre esses efeitos, você é capaz de simular a apresentação e a ocultação de conteúdos, a mudança de estilo de uma determinada tela, a estipulação de uma navegação condicional e até os chamados ”swipes” — movimentos realizados com os dedos na tela, incluindo pressionar e segurar, pinçar, girar, entre outros.

ft3

Mais do que essas ações, é possível ainda reproduzir o comportamento de formulários e grades de informações, bem como a exibição de mensagens de validação e componentes dinâmicos, como uma barra de progresso de download ou o processamento de uma imagem.

E isso não é tudo. O aplicativo consegue ainda operar com vídeos do YouTube, conteúdos em Flash e imagens interativas a partir de links, sendo a inclusão de uma tela de mapa um exemplo disso. A importação dessas figuras pode ser feita diretamente de outros softwares, como o Photoshop, por meio do clássico “arrastar e soltar”.

Colaborações também contam

Após criar todos os pontos interativos que deseja, você pode executar um simulador que faz todo o wireframe trabalhar como se o app ou site já estivesse pronto e rodando em um computador ou smartphone, por exemplo.

ft4

A exportação é feita no formato HTML, possibilitando que a sua criação seja compartilhada facilmente com quem você quiser e que essas pessoas, usando um mecanismo específico, possam repassar um feedback com anotações e comentários.

Ainda nesse sentido, o Justinmind Prototyper possui um sistema de controle de versões que permite a vários designers e desenvolvedores trabalharem em um mesmo projeto sem misturar as alterações realizadas.

Biblioteca de widgets e exemplos

Visando promover uma interação ainda mais completa, por meio do seu site oficial, o Justinmind Prototyper disponibiliza uma biblioteca com todos os widgets oferecidos pela desenvolvedora, além de listar uma série de exemplos com os diversos tipos de conteúdos que podem ser criados com este programa.

28 março de 2017 - Categoria Justinmind.