O que é e qual a importância do Wireframe para um projeto gráfico?

projeto gráfico

Projetos gráficos envolvem várias etapas, desde a criação, desenvolvimento do escopo, produção e aprovação do cliente. Assim como qualquer inciativa, é importante contar com ferramentas que agilizem e, principalmente, facilitem e tornem todo o processo fluido.

Durante a concepção dos projetos ainda é muito comum que designers e “arquitetos digitais” desenvolvam layouts e wireframes, para possibilitar que cada entrega seja validada com o cliente final, para que assim seja dado início a nova etapa. Essa é uma maneira segura de garantir que horas não serão desperdiçadas para refazer todo o trabalho, uma vez que o wireframe já foi aprovado.

Mas o que é wireframe?

O wireframe atua como uma simulação de como a interface do projeto deve funcionar, um protótipo, assim como o layout em formato de imagem JPG que é uma segunda simulação da mesma interface.

Trata-se da planta baixa do site ou página, seu esqueleto. O resultado de pesquisas onde se pode encontrar todos os elementos em cada tela e suas disposições e orientações. A intenção é mostrar a hierarquia das informações, das telas e o como será o fluxo de navegação. O wireframe possui uma melhor apresentação quando feito em tons de cinza, já que não há, nesse momento, níveis de escalas ou posicionamento de elementos gráficos. No momento do desenvolvimento do site, o designer tem liberdade de criar um layout diferente do presente no wireframe, desde que sejam respeitadas as organizações textuais e hierárquicas das telas.

Além de serem ótimas ferramentas de demonstração de interfaces e suas informações, wireframes também são muito fáceis de serem produzidos – e alterados – do que layouts feitos através do Photoshop, por exemplo.

Apesar de todas as facilidades e de ser um recurso muito utilizado no desenvolvimento de projetos gráficos, é importante contar com tecnologias que facilitem a criação dos wireframes. Muitos designs gastam horas e mais horas de um mesmo projeto montando layouts e, apesar de ser uma etapa com valor importante, que define a direção de arte do produto e sua visão estratégica, ele é apenas uma parte do todo, ou melhor, de um grande processo!

Por isso, novas ferramentas surgem a cada dia, com o objetivo de permitir que designers e arquitetos da informação possam criar protótipos de seus wireframes ou layouts em apenas poucos cliques. A Saldit, que sempre traz as melhores soluções para seus clientes e estabelece as melhores parcerias com o objetivo de sempre gerar satisfação, separou uma dica importante pra quem busca uma ferramenta de desenvolvimento gráfico. Mas isso fica para o próximo artigo, não deixe de acompanhar o blog e de conhecer mais essa solução. Vamos dar uma pequena dica: faz parte do Omni Group. Agora, até o próximo conteúdo especial!

07 junho de 2016 - Categoria Licenciamento de software.

Buscando as melhores soluções do mercado?

A Saldit é parceira de grandes nomes, sempre levando soluções inovadoras e otimizadas para seus clientes!

Saiba Mais