4 dicas para ter mais segurança digital

Aprenda dicas de segurança com a Saldit

 

Já passou o tempo em que se preocupar com segurança digital era um mero detalhe dentro das corporações ou na sua própria casa. Com o advento da “era digital”, os dados e informações dos usuários tornam-se cada dias mais pessoais e sigilosas.

Entretanto, poucos usuários sabem as formas corretas de proteger os seus dados digitais. E acabam caindo em “lendas” que surgem por ai.

 

Muita gente acha, por exemplo, que o Windows é um sistema operacional pouco seguro. Bom, isso não é exatamente verdade. O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo, o que consequentemente acaba levando a ser, também, o principal alvo de pessoas mal intencionadas. Mas já vimos também que o outrora intransponível MAC já é quase tão vulnerável quanto o sistema das janelas.

A Saldit preparou 4 dicas simples mas muito eficazes para você ter mais segurança no seu PC. Confira:

1)      Antivírus – Nada como começar pelo básico. Ter um antivírus atualizado no seu PC é como trancar a porta da frente da sua casa antes de dormir. Mas, se existem diversas opções no mercado, qual escolher? Existem diversos comparativos na internet sobre antivírus, mas nem todos são confiáveis. O site AV-Comparatives é um dos mais importantes da rede e oferece comparativos interessantes e detalhados. Vale lembrar também que a escolha do antivírus deve ser feita com base no seu tipo de computador e no seu tipo de uso.

2)      Firewalls – Pouca gente sabe exatamente qual a função de um Firewall. Ele basicamente ira bloquear as portas de comunicação do seu PC, permitindo que apenas computadores e portas autorizadas possam ter essa comunicação.

Na hora de escolher o seu Firewall, é importante saber que é essencial configurá-lo corretamente. Por isso, uma boa opção na hora de escolher o seu Firewall é ver qual deles tem a interface de configuração mais simples, caso você não seja um usuário avançado. Outro item importante é ver a quantidade de auxiliares que acompanham o Firewall e, consequentemente, o tornam mais eficiente.

3)      Cuidado com seus E-mails – Todo e qualquer e-mail vindo de um contato desconhecido deve ser tratado com cautela. Se houver um link ou um arquivo anexado então, fique preparado para o pior. Os e-mails ainda são a principal forma de ter o seu PC infectado. Disfarçados como mensagens de banco, da receita federal, de transferências bancárias errôneas para sua conta e até de um amigo lhe enviando fotos de uma suposta festa, essas armadilhas contam muito com a ingenuidade da vitima. É importante ficar atento e sempre desconfiar de um remetente ou mensagens de conteúdo duvidoso.

4)       Não use sempre a mesma senha – pode parecer muito normal você ter a mesma senha no seu e-mail, no seu facebook, no seu twitter e até no computador da sua empresa. Bom, não é difícil explicar o porquê disso ser um baita problema. Um keylogger (programas espiões que copiam tudo o que for digitado no seu teclado) pode roubar a senha do seu twitter e, olha que oportuno, conseguiu também a senha para o seu PC corporativo com diversas informações sigilosas.

Existem alguns programas pouco conhecidos e extremamente uteis para armazenar e gerenciar senhas. O KeePass é uma das melhores opções. Nele você poderá armazenar todas as suas senhas e quando for precisar logar em algum programa ou serviço, vai precisar digitar apenas a senha do KeePass que encontra automaticamente o password que você precisa e faz o login sem necessidade de digitar novamente. Isso além de pratico, acaba com qualquer possibilidade de ter sua senha surrupiada por um programa espião, mesmo que keylogger.

 

16 abril de 2013 - Categoria Acronis, BitDefender, Kaspersky, McAfee, newsletter.