Tipos de Licenciamento de Software

Tipos de Licenciamento de Software

Antes de saber quais são os tipos de licença de software, deve-se saber o significado de cada tipo e do acordo de licenciamento:

Uma licença de um produto de software oferece ao usuário o direito legal de executar ou acessar um programa de software.
O acordo de licenciamento rege o uso do programa licenciado de software. Um acordo de licenciamento permite que o software seja executado em um número limitado de computadores, autorizando a execução de cópias apenas para fins de backup.

Fonte: Microsoft

Cada fabricante tem uma organização diferente sobre sobre o licenciamento de softwares. Desse modo, deve-se analisar os tipos de licença de cada software distintamente.

Existem 3 tipos básicos de licenciamento de Softwares:

1. Licença Trial: (Licença de Avaliação)

O fabricante libera um download do software que tem o funcionamento igual a um software registrado ou com algumas opções mais avançadas bloqueadas, normalmente também aparece uma pequena janela na inicialização, mencionando que aquele software está com uma licença trial. O software de avaliação normalmente é solicitado online e válido por 30 dias.

Após o período de avaliação, o software é bloqueado e você precisa comprar uma licença para um computador único ou uma licença corporativa, que são registradas e substituirão a licença trial. Não é preciso reinstalar nada, apenas substituir a licença trial pela registrada que o software reconhece automaticamente.

2. Licença de Computador Único

Esse tipo de licença só pode ser usada em um único computador, normalmente usuários domésticos compram desse tipo, mas empresas de pequeno porte podem preferir desse tipo, por possuírem poucos funcionários e máquinas. Não há limite de tempo de uso, só é preciso renovar a licença quando essa expirar.

3. Licenças Float

Muitas vezes grandes corporações precisam do mesmo software em vários microcomputadores, estas são as chamadas  Licenças Float. Com elas, é possível compartilhar o programa em vários micros, seguindo o limite de computadores por licença combinado com a empresa/revenda de software. São indicadas para empresas grandes, que precisam do mesmo software em vários lugares dentro da empresa e para vários usuários. Como a licença de computador único, é preciso renovar a licença quando esta expirar também.

Referência: Griaule Biometrics

20 janeiro de 2011 - Categoria Licenciamento Corporativo.