WBS – Work Breakdown Estructure ou EAP – Estrutura Analítica de Projeto. Detalhamento de projetos que podem fazer a diferença na sua empresa

O que é a Estrutura Analítica de Projeto EAP?

Estrutura Analítica de Projeto ou EAP é uma sigla equivalente em português para a expressão em língua inglesa definida como Work Breakdown Structure ou WBS. O conceito do EAP é uma representação visual semelhante a um organograma que demonstra a estrutura em etapas de um projeto. Segundo o Project Management Institute (PMI), a definição mais completa seria a representação de uma “decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executada pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, sendo que cada nível descendente da EAP representa uma definição gradualmente mais detalhada do trabalho do projeto”.

A análise do projeto dentro da EAP permite um detalhamento quanto a processos que são interdependentes e demandas que devem ser geradas em função dos objetivos principais do projeto geral.

O que minha empresa ganha com o EAP?

Segundo especialistas, o uso do conceito de Estrutura Analítica de Projeto é amplamente utilizada em grandes projetos de sucesso em todo o mundo, por permitir uma visão abrangente a todos os envolvidos no trabalho com relação aos resultados e etapas necessários no projeto.

Para facilitar a compreensão de um ganho cotidiano, ter um projeto elabora com Estrutura Analítica de Projeto permite um melhor entendimento do que deve ser feito, controle de prazos, custos e escopo e também define critérios para controle de desempenho.

“Decompondo” o EAP

O processo inicial que consiste em dividir o projeto em partes  é chamado de decomposição hierárquica. A definição do PMI para decomposição é “uma técnica que subdivide o escopo do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis até que o projeto associado à realização do escopo do projeto e ao fornecimento das entregas seja definido em detalhes suficientes para dar suporte à execução, ao monitoramento e ao controle do trabalho”.

Entretanto, a decomposição deve ser levada até um nível em que o esforço não exceda o benefício. Isso quer dizer que o nível de detalhamento de um projeto deve ser relativo ao custo/benefício, sempre se dando prioridade ao controle de entrega. Por exemplo, em um projeto que dure cinco anos, não se deve ter detalhamento de projetos ao nível que durem apenas algumas horas.

Ainda referente à decomposição, existe a regra do 100%, que condiciona que ao decompor uma entrega, todas as entregas-filhas (dependentes) reunidas correspondam exatamente a entrega-pai. Nenhuma entrega dependente deve ser deixada de lado em nenhum momento do processo.

 

 

Software para criação de EAP / WBS

wbs

Para facilitar o processo de criação de gráficos EAP ou WBS, a fabricante Critical Tools desenvolveu a excelente ferramenta WBS Schedule Pro, que é uma nova versão do conhecido WBS Chart Pro. Esse produto permite uma criação muito detalhada e rápida de gráficos WBS, com a possibilidade de integração direta com o MS Project e opção de exportar para Excel, Word e PPT.

O software traz diversas opções de visualizações, como versão em gráficos ou task sheets, detalhamento por horas e custos, versão expandida ou compacta do gráfico, em cores etc. A criação dentro do produto também é simples, pois ele possui um visual muito próximo dos softwares do pacote Microsoft Office.

Para mais informações sobre o WBS Schedule PRO, entre em contato conosco e solicite uma versão de teste.

Teste EAP

12 novembro de 2014 - Categoria Critical Tools.